Vanessa Maeji/NJ | Fotos: Divulgação
Funcionária pública, chefe de gabinete do Departamento de Obras do Estado de Rondônia e bacharel em Direito formada em 2006, Satie da Silva Matsuno possui também o título de Miss Centenário de Rondônia. O convite para tentar o título, feito no ano passado, veio do presidente da Associação Porto Velho Nikkei Club, Morio Ikegawa, que sugeriu à jovem que participasse. Satie aceitou somente este ano, em fevereiro, após refletir sobre o concurso.
Filha de japonesa, ela afirma que sua ligação com a cultura oriental é muito forte. E foi por isso que decidiu concorrer, pois nunca teve pretensão de ser modelo ou de desfilar. "Achei que seria legal, uma experiência nova. Falei 'vamos tentar', já que é diretamente envolvido comigo", conta. Enviou então algumas fotos e algum tempo depois recebeu a notificação de que havia sido escolhida como representante de seu Estado.
"Minha mãe me apoiou e minha irmã ficou muito animada, tanto que elas vão comigo para São Paulo", afirma a jovem, poucas horas antes de embarcar rumo à cidade onde ocorrerá a grande final do Miss Centenário. Satie, no entanto, enfatiza que não é um concurso que mede apenas a beleza das candidatas. "Ele mostra que a relação do Brasil com o Japão é positiva, de amizade. É uma troca de cultura, conhecimento, de parcerias econômicas e políticas", diz. E por isso, seu atual sonho é conseguir o título de Miss Centenário na grande final, no dia 17 de maio, no ginásio do Ibirapuera.
Seguir a carreira no funcionalismo público ou tentar a sorte como modelo? A Miss Centenário de Rondônia tem a resposta. "Se surgirem oportunidades em decorrência do concurso, vou abraçar e tentar agarrar com todas as minhas forças". Mas afirma que seguir na sua carreira também faz parte de seus planos. Com 25 anos e um bom caminho a percorrer, Satie quer apenas fazer o que for da melhor maneira. E, se possível, espera conhecer o país de sua mãe, pois acredita no valor que as raízes têm na formação de uma pessoa. "Morro de vontade de conhecer o Japão", conclui.
|