(Texto: Vanessa Maeji/NJ | Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação)
A vencedora do Miss Centenário Sudoeste de São Paulo e Vale do Ribeira, Juliana Midori Panhan Higa, não acreditou quando ganhou o concurso, em 26 de janeiro. Juliana estava relutante em relação a sua participação na competição e foi convencida por sua família, principalmente pela insistência de sua batian. "Acho até que eles queriam que eu ganhasse mais que eu mesma.", disse a jovem. A vitória veio como uma surpresa boa. "Fui sem esperar muito, mas acabei ganhando!", comemora.
Juliana tem apenas 18 anos e está fazendo cursinho pré-vestibular. Pretende cursar Relações Internacionais, curso que condiz com sua vontade de conhecer outros países e cultura. Um de seus maiores sonhos foi realizado em 2006: conhecer o Japão. "Amei a viagem. Ganhei como presente de 15 anos. Fiquei na casa da minha tia, mas deu para conhecer bastante coisa".
Ela divide seu tempo para ajudar a família aos finais de semana na feira, freqüentar as aulas de japonês, que faz desde os 7 anos, e atividades de uma jovem comum, como sair com amigos, passear com o cachorro e ler. Entretanto, a rotina de Juliana se alterou desde o concurso. "Parece que as pessoas me reconhecem aqui em Sorocaba [cidade onde mora]. Os lojistas querem que eu faça propagandas e desfiles", diz. Juliana está fazendo trabalhos como modelo e, por isso, enfatiza a importância que os cuidados com o corpo, sem se esquecer que também deve cuidar da mente. "Concorrer a Miss Centenário é uma responsabilidade grande", afirma, porque acredita ser "uma oportunidade de recuperar as raízes da cultura japonesa, que é tão rica, mas está se perdendo a cada geração de descendentes".
Quando fala de seu lado profissional, Juliana está ciente de que conciliar o tempo às vezes é complicado. Não está namorando e acredita que um namorado nesta etapa de sua vida não receberia tanta atenção caso sua agenda se aperte mais. Esta dedicação plena que procura dar ao que acontece vem de seu perfeccionismo, que, segundo ela, é um de seus maiores defeitos. "O outro é a timidez". E como enfrentar a timidez no meio de um concurso? "Parece que quando você entra [no palco], tudo muda". A jovem, que fez um ano de teatro, ainda sente um certo receio em enfrentar o público. Mas que é compensado por sua simpatia. "As pessoas dizem que sou simpática", disse a moça. |
Perfil
Juliana Midori Panhan Higa
Data de nascimento: 18/09/89
Peso: 54 kg
Altura: 1,67 m
Quadril: 94 cm
Busto: 90 cm
Cintura: 69 cm
Sapato: 37
Manequim: 38
O que faz: faço cursinho, estudo lingua japonesa e ajudo minha família na feira aos finais de semana
Hobbies: jogar vôlei, ler, sair com amigos, passear com meus cachorros, passar horas conversando com meus pais e irmão sobre assuntos polêmicos (amo!) e fazer aula de japonês!
Filme: A vida é bela
Atriz: Marilia Pêra (nacional) e Michelle Pfeiffer (estrangeira)
Música: Uma música que marcou muito determinado momento na minha vida foi Hana, de Rimi Natsukawa
Banda: Roupa Nova
Comida: Sukiyaki e um missoshiro...humm!! Um arroz com um feijão e uma salada também não ficam atrás.
Defeito: Perfeccionismo e timidez
Qualidade: honestidade
Lugar: Takarazuka, no Japão. Um lugar mágico, onde seus sonhos se realizam!
Sonho: Um dos meus maiores sonhos, que era conhecer o Japão, foi concretizado em 2006. O outro é um pouco alto: conhecer o maior número possível de países e aprender com suas culturas |